O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), rebateu o senador Otto Alencar (PSD-BA) após o parlamentar afirmar que a atual gestão municipal possui deficiências na área da saúde. O chefe do Executivo soteropolitano cumpriu agenda no bairro do Comércio, na manhã desta segunda-feira (20)
O pessedista – que tem formação acadêmica na área de medicina e atua no segmento de ortopedia – afirmou que há algumas carências na parte assistencial, o que Otto considerou crucial na saúde. "Pelas pesquisas qualitativas que nós temos tido acesso, tem muitas deficiências, sobretudo, na parte assistencial, naquilo que é crucial que é a questão da saúde", afirmou ele à TV Aratu, hoje.
"Eu acho os maiores problemas de saúde da cidade, hoje, são inerentes ao Estado, que não tem capacidade de dar vazão a demanda da regulação. Antes, nós tínhamos apenas uma UPA, tínhamos que ver aquelas cenas de pessoas nas portas dos hospitais, nas macas em corredores […] Por que é que isso acabou? Por que o Estado abriu mais hospitais? Não. Isso acabou porque as pessoas estão nas nossas UPAs, que são 11 atualmente, e mais até do que preconiza o governo federal", disse Bruno.
"É preciso responsabilidade. Eles já geriram a saúde de Salvador e nos entregaram com apenas 18% de cobertura na atenção básica, sem nenhum hospital. Hoje estamos na casa dos 70% e vamos entregar o terceiro hospital, ainda este ano. Estamos avançando muito e doido para fazer esse debate, da comparação da saúde de Salvador, mostrando as deficiências do estado", completou o prefeito