O prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), explicou a ausência na tradicional saída do bloco afro Ilê Aiyê pelas ruas do Curuzu na noite deste sábado (18). Em entrevista coletiva realizada neste domingo (19), o gestor municipal afirmou que duas entrevistas veiculadas nacionalmente em duas emissoras de TV, marcadas no mesmo horário do evento, impossibilitou a sua presença na festa.
"Já tive diversas vezes na saída do Ilê. Já participei da noite da Beleza Negra. Ontem tinha uma pauta em duas emissoras de TV para aparecer em rede nacional no mesmo horário e não deu na agenda. Estava do outro lado da cidade e não tive tempo de ir lá", disse o prefeito que destacou parcerias firmadas entre a prefeitura e o bloco afro.
"Temos uma parceria permanente com o Ilê. Ajudamos o Ilê a desfilar esse ano.Vamos iniciar agora uma parceria para que eles possam reabrir e oferecer a comunidade da Liberdade aquele espaço onde funciona a sede. E a gente vai, principalmente, na área da educação, ofertar para as crianças da Liberdade uma educação gratuita. Tenho uma execelente relação dom Vovô [Vovõ do Ilê]", ressaltou.
Mais cedo, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), alfinetou o prefeito ao comentar a ausência do gestor na festa. De acordo com o chefe do executivo baiano, as pessoas que marcaram presença no evento possuem afinidade com a história do grupo e com a cultura negra.