O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), falo sobre o aumento da tarifa de ônibus coletivo. De acordo com o Democrata, a data final para o anúncio será maio e não será possível aumentar o preço em menos de 10%.
“Nenhum prefeito terá condições de dar um reajuste menor do que dez por cento, essa é a inflação do período: o combustível aumentou 70% esse ano, pneu 60%, teve aumento do salário dos trabalhadores do transporte público. O preço dos ônibus aumentaram. Então efetivamente esse cálculo se conseguir o que está no contrato será um reajuste que irá superar quase dez por cento. Então o que que nós prefeitos estamos apelando? Que o governo federal possa dar um subsídio".
O prefeito alega ter apresentado uma proposta de subsídio para compensar as gratuidades para idosos e pessoas com deficiência.
Na análise de Reis, a pandemia impactou o sistema rodoviário. “Reduziu o número de pessoas transportadas, não reduziu a receita e ao lado aumentou muito as despesas. Então a conta não fecha mais. Em todos os lugares do mundo o transporte público é subsidiado pelo governo federal. E a gente faz um apelo para que em 2021 não se repita2013. Vocês lembram das cenas de 2013 por causa de vinte centavos? Brasil parou não é? E nós estamos na iminência do Brasil parar", afirmou, segundo o Bnews.