O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), anunciou nesta quarta-feira (5) que o atual subsecretário da Saúde, Alexandre Reis, assumirá o comando da pasta, no lugar da vice-prefeita Ana Paula Matos, que deixa o posto para a disputa das eleições municipais deste ano. O prazo de desincompatibilização definido pela lei é de quatro meses antes da eleição.
O chefe do Executivo municipal afirmou que a nomeação de Alexandre como secretário dá prosseguimento às ações e iniciativas em desenvolvimento na Saúde. “Foi ele quem operacionalizou os processos, fez todas as licitações e contratações necessárias para todos esses equipamentos que nós implantamos neste período. Está preparado e tem todas as condições de dar continuidade a esse trabalho, acelerando ainda mais, tendo em vista a quantidade de entregas que temos para fazer na Saúde”, explicou o prefeito.
Bacharel em Ciências Contábeis, com pós-graduação em Gestão Pública Municipal e Gestão e Modelagem de Projetos, Alexandre Reis já integra a administração soteropolitana desde 2013. Iniciou a carreira pública na Prefeitura de Salvador em julho de 2013, na Secretaria da Fazenda (Sefaz). Depois, foi assessor especial acumulando funções de controle interno na Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos de Salvador (Arsal).
Também exerceu os cargos de gerente financeiro na Secretaria de Gestão (Semge) e gerente financeiro e contábil da Secretaria de Educação (Smed). Entre 2018 e 2019, foi assessor especial na Secretaria de Saúde (SMS). De 2019 a 2021, foi diretor financeiro da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). Era auditor externo antes de ingressar na gestão municipal.