Política

'Brasil da Esperança': PT, PCdoB e PV registram federação partidária

Deputada Gleisi Hoffmann será a primeira presidente da federação

Jefferson Rudy/Agência Senado
Jefferson Rudy/Agência Senado

A federação partidária nomeada "Brasil da Esperança" foi registrada oficialmente pelos diretórios do PT, PCdoB, PV, após a análise dos documentos neste domingo (17).

O PT já tinha aprovado a federação logo após que oficializou a decisão pelo nome do ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) como vice na chapa majoritária com o ex-presidente Lula. 

Em nota, a Assembleia Geral da Federação informou que ela será composta por 60 membros sendo 9 vagas distribuídas igualmente (3 por partido) e 51 distribuídas na proporção dos votos obtidos por cada partido nas eleições para a Câmara dos Deputados de 2018. As informações são do UOL.

Com mandato previsto de um ano, a primeira presidente da federação partidária será a deputada Gleisi Hoffmann (PT); a primeira vice-presidenta, Luciana Santos (PCdoB), e o segundo vice, José Luís Penna (PV).

As federações partidárias são uma forma de coligação autorizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com duração mínima de quatro anos de aliança, para tentar promover uma união não só eleitoreira mas também programática.

Os partidos que formarem a federação são obrigados a se manterem unidos em todas as esferas da eleição, seja ela municipal, estadual e nacional. Eles devem apresentar um programa de governo unificado até o próximo dia 31 de maio.