Eleito em 2018 sem participar de debates presidenciais com a justificativa médica após receber uma facada na campanha, o presidente Jair Bolsonaro promete comparecer este ano se tiver a presença do seu principal adversário.
Ele admitiu que ainda vai analisar a sua melhor "estratégia" e que não se compromete em ir no primeiro turno.
"Vou ver, essa questão é de estratégia. Não quero assumir um compromisso agora pra depois não cumprir na frente. Nunca um presidente, pelo que tenho conhecimento, participou no primeiro turno de debate.Talvez eu compareça, vamos esperar", contemporizou o chefe do Executivo, que participou neste sábado (4) de uma moticiata no Paraná.
Em seguida, logo após refletir um pouco, Bolsonaro respondeu: "Eu fecho agora, se Lula for eu vou junto com ele".
No início da semana, Bolsonaro já tinha afirmado que participaria dos debates no segundo turno e disse que as perguntas deveriam ser exibidas previamente para evitar "baixar o nível".
"No segundo turno eu vou participar. No primeiro turno, a gente pensa, porque se eu for, os dez candidatos vão querer dar pancada em mim e eu não vou ter tempo para responder. Eu acho que o debate deveria ser perguntas pré-acertadas antes para não baixar o nível", declarou.
Pelo menos dez debates de emissoras de TV e rádio já estão marcados para o primeiro turno. No segundo turno, oito também tem data para acontecer.