Em busca de melhoria na sua agenda, o presidente Jair Bolsonaro entrega nesta segunda-feira (9) a medida provisória (MP) que cria o novo programa social do seu governo, substitiuino o Bolsa Família, Auxílio Brasil. Mas o valor do benefício sucessor do programa do governo petista será definido em apenas no fim do ano.
Segundo assessores presidenciais, a MP vai criar as condições para implementar o Auxílio Brasil a partir de novembro.
Para a definição do valor, o governo vai esperar o Congresso aprovar medidas que viabilizem o pagamento do maior montante possível. Essa foi a fórmula encontrada diante de divergências dentro do governo sobre o tema.
Segundo informações da Folha de S. Paulo, integrantes do governo ouvidos em reportagem afirmam que a MP do Auxílio Brasil vai trazer o formato do programa, com seus objetivos e diretrizes, mas sem estabelecer valores nem explicitar as fontes orçamentárias por enquanto.
Ainda de acordo com a Folha, Bolsonaro (sem partido) deve entregar também ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), a proposta (PEC) que parcela precatórios para driblar o teto de gastos em 2022.