Intensificando o discurso religioso e moral para tentar reverter a derrota para Lula no primeiro turno, o presidente Jair Bolsonaro (PL) se tornou alvo de opositores na manhã deste sábado (8) ao cometer uma gafe nas redes sociais.
Na cidade de Belém, no Pará, Bolsonaro participou de uma cerimônia do Círio de Nazaré, um evento religioso tradicional no estado. No entanto, o responsável pela rede social do presidente acabou se equivocando ao publicar uma foto no storie.
"Sírio [sic] de Nazaré", escreveu o presidente, que esteve na romaria em um navio na celebração católica.
A grafia correta da palavra é "Círio", com C. O termo vem do latim Cereum, que significa 'vela grande. 'Sírio' é aquele que tem origem na Síria, país do Oriente Médio.
Líder da Oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) criticou a falha do presidente e pediu "respeito" à tradição religiosa e à "devoção" cristã.
Ei, Bolsonaro! Sei que você não conhece nada sobre o país que “governa”, mas pelo menos deveria saber escrever o nome da maior manifestação religiosa do mundo. Sua ignorância e desrespeito com a Amazônia está cada dia mais evidente. Tenha RESPEITO com a devoção dos cristãos! pic.twitter.com/rYVZjrNe80
— Randolfe Rodrigues (@randolfeap) October 8, 2022
Logo começou a repercutir a imagem nas redes sociais. No Twitter, usuários subiram a tag "Católico de Taubaté", relembrando o caso de uma mulher que mentiu por meses estar grávida de oito bebês.
KKKKKKKKKKK O POVO DO PARÁ NÃO PERDOA pic.twitter.com/UuKCjUX7nP
— PAULO VIEIRA (@PauloVieiraReal) October 8, 2022