Política

Bolsonaro afirma que comprará diesel diretamente da Rússia

Em conversa com apoiadores na saída do Palácio da Alvorada, Bolsonaro disse que o diesel vindo da Rússia seria "mais barato".

Isac Nóbrega/PR
Isac Nóbrega/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta segunda-feira (11) que o Brasil pode receber a primeira carga em até 60 dias, óleo diesel vindo da Rússia. Segundo o presidente, o acordo está quase fechado.

“Está acertado que em 60 dias [o diesel russo] já pode começar a chegar aqui. Já existe essa possibilidade. A Rússia continua fazendo negócios com o mundo todo”, declarou Bolsonaro.

O presidente não detalhou os termos desse acordo. Mais cedo, em conversa com apoiadores na saída do Palácio da Alvorada, Bolsonaro disse que o diesel vindo da Rússia seria "mais barato".

No fim de junho, o presidente russo Vladimir Putin afirmou, em discurso, que buscava redirecionar o comércio e as exportações de petróleo para países dos Brics – grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro, Estados Unidos e países da União Europeia fixaram sanções comerciais e reduziram as importações de petróleo e gás russos.