A disputa entre lulistas e bolsonaristas no Congresso Nacional “subiu à cabeça”. No entanto, diferente do ditado popular o qual se refere a alguém que se sente poderoso demais devido a algum acontecimento importante, a provocações entre os dois lados estão sendo demonstradas através de mensagens nos bonés.
Na segunda-feira (4), mais um capítulo dessa história foi escrito por deputados apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Durante a abertura dos trabalhos no Congresso Nacional, parlamentares usaram o adereço com a frase “Comida barata novamente, Bolsonaro 2026”.
A provocação foi uma reposta a ministros de Lula que, no último sábado (1º), durante as eleições às Presidências da Câmara e do Senado, usavam bonés com o dizer: “O Brasil é dos brasileiros”. A iniciativa, de acordo com Alexandre Padilha (PT-SP), ministro licenciado das Relações Institucionais e deputado federal, partiu do ministro da Secretaria de Comunicação (Secom), Sidônio Palmeira.
O objetivo, na ocasião, fazer um contraponto ao boné vermelho “Make America Great Again” (Fazer a América Grande Novamente, em português), popularizado pela campanha de Donald Trump e adotado por bolsonaristas nos últimos meses.
Ontem, para rebater a provação, deputados do PL organizaram uma manifestação contra o governo. De acordo com O Globo, a ideia da distribuição dos bonés com a frase “Comida barata novamente, Bolsonaro 2026” foi do líder do PL da Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ).
“Tudo que ele [Sidônio Palmeira] fizer, nós vamos copiar e fazer melhor”, ironizou.