Política

Base do governo Lula pede que Câmara vote em regime de urgência projeto que torna 20 de novembro feriado nacional

Caso o texto seja aprovado, o mês de novembro passará a ter três feriados nacionais: 2/11, em memória aos finados; 15/11, Proclamação da República e 20/11, Dia da Consciência Negra. Atualmente, a data é feriado em algumas regiões do país.

Mídia Ninja
Mídia Ninja

Um Projeto de Lei de autoria do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), que pretende tornar o dia 20 de novembro feriado nacional, em alusão ao Dia da Consciência Negra, pode ser votado em regime de urgência no Congresso Nacional. O projeto tem apoio de parlamentares do PT, Psol, MDB, PP e União Brasil. 

Segundo informações publicadas nesta terça-feira (31) no blog do Igor Gadelha, do Portal Metrópoles, líderes da base governista articularam na última segunda-feira (30) para que o texto seja apreciado pelos deputados já em votação plenária. A matéria já tramita na Câmara desde 2015 e, caso tenha o requerimento de urgência aprovado, não precisará passar por comissões da Casa Legislativa. 

Caso o requerimento de urgência seja aprovado, e o projeto tenha aval favorável dos deputados, o mês de novembro passará a ter três feriados nacionais: 2/11, em memória aos finados; 15/11, Proclamação da República; e 20/11, Dia da Consciência Negra. Atualmente, a data é feriado em algumas regiões do país.