Em Sessão Ordinária, realizada nessa quarta-feira (14/12), o vereador e líder da bancada de oposição na Câmara Municipal de Salvador (CMS), Augusto Vasconcelos (PCdoB), conseguiu obter a aprovação do seu Projeto de Lei (PL) nº 170/2022 que institui o ensino de capoeira nas escolas da capital baiana. Com a aprovação, Augusto reafirma o seu compromisso com a cultura e educação do município.
O Projeto surge após o diálogo e consulta dos mais diversos grupos de capoeira, que se mobilizaram em defesa da aprovação da matéria, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da capoeira nas escolas da rede municipal, a partir da alteração da Lei municipal nº 9072/2016, corrigindo uma pequena falha que impediu a real efetivação do ensino da capoeira nas escolas públicas e privadas de Salvador. Com o intuito de assegurar que, um dos principais elementos da cultura brasileira passe a ser trabalhado nas escolas de maneira interdisciplinar com as crianças, adolescentes e adultos
“Através da capoeira é possível estudar história, artes, educação física, matemática, ciências e mais o que a criatividade permitir. Trazer elementos que se ligam com a vivência e experiência dos estudantes e professores é fundamental para construirmos uma verdadeira transformação pela educação”, publicou Augusto em suas redes sociais.