Questionar a capacidade de atuação, promover ataques morais, assediar, interromper as falas, e prejudicar a aprovação de projetos, são algumas das diversas formas como a Violência Política de Gênero acontece. Para ampliar o debate sobre o tema, promover as estratégias para enfrentar esse tipo de violência, e ampliar a participação política de mulheres, será realizada uma Audiência Pública nesta sexta-feira (26), a partir das 14h, no auditório do Centro de Cultura da Câmara de Vereadores de Salvador. O evento é gratuito, aberto ao público geral e conta com a distribuição de certificado.
No Brasil, A violência política contra a mulher passou a ser tipificada como crime em agosto de 2021, quando foi sancionada a Lei n. 14.192. Desde então, somente o Ministério Público Federal (MPF) contabilizou, até novembro de 2022, 112 procedimentos relacionados ao tema.
A audiência, que é uma iniciativa do mandato coletivo Pretas Por Salvador, tem como uma de suas ações, o lançamento de uma Cartilha sobre violência política de gênero, construída pelo grupo de pesquisa “Na política sem Violência”, do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM).
Data: 26 de maio
Horário: A partir das 14h
Local: Auditório do Centro de Cultura da Câmara