A mais recente pesquisa Atlas/Intel revelou que a área mais desaprovada do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é a segurança pública. De acordo com o levantamento, 47% dos entrevistados classificam o tratamento ao setor como péssimo. Outros 9% consideram ruim; 9% apontam como regular; 16% consideram bom e outros 20% dizem ser uma ótima gestão no quesito.
Para 56% dos ouvidos, a criminalidade e o tráfico de drogas são os principais problemas do país. Essa é a primeira vez que o tema toma a dianteira. O segundo lugar ficou com a corrupção e a terceira queixa mais frequente é a desigualdade social.
CEO do instituto, Andrei Roman acredita que a má avaliação na segurança pública se deve à violência desenfreada em estados do Nordeste, como a Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte. "Está gerando um custo político cada vez maior", acrescentou.
O Atlas/Intel ouviu 3.038 pessoas. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos. A margem de confiança é de 95% e a coleta dos dados foi feita entre 20/09 e 25/09/2023.