Política

Arthur Lira aponta melhora na articulação política de Lula, mas manda recado a ministro

Presidente da Câmara abordou relação entre os Poderes Executivo e Legislativo

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), apontou uma melhora na articulação política do governo Lula (PT). No entanto, o pepista mandou um recado a um ministro da gestão, pontuando que o cargo tem "prazo de validade".

O recado de Lira foi direcionado ao ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Segundo o parlamentar, em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, na segunda-feira (31), o titular da pasta sofreu dificuldades por causa do que classificou como “loteamento de ministérios” na formação da Esplanada de Lula, indicando que nem sempre ele pode cumprir com o que havia prometido a parlamentares. 

O partido do presidente da Câmara atualmente está negociando a entrada no primeiro escalão do governo. “A relação [entre Executivo e Legislativo] tem melhorado bastante. E todos nós sabemos que o cargo que o ministro Padilha ocupa tem muito prazo de validade. Muita gente entra ali e sai rapidamente e outros saem reconhecidos. O que tem que existir é: senta, conversa, resolve e cumpre”, disse.

O presidente da Câmara foi além e sugeriu que Lula fosse “mais radical” e chegasse a afastar ministros que não cumprissem com decisões tomadas pelo núcleo político do governo. As declarações, conforme a Folha, ocorreram num contexto em que Lira citou que Padilha foi designado pelo presidente para ser a pessoa responsável pela relação entre o Executivo e o Legislativo.

“Cada partido é dono de seu quinhão, cada ministro ou responde a um partido ou a alguma liderança nacional que o indicou. Muitas vezes o ministro Padilha acertava determinadas situações com determinados partidos ou parlamentar e o ministro simplesmente não cumpria.”