Assembleia Legislativa

Após reunião, PSD baiano decide apoiar reeleição de Adolfo Menezes na Alba

Reunião aconteceu na tarde desta segunda-feira (20) na sede do partido, em Salvador

Foto: Divulgação/Paloma Batista
Foto: Divulgação/Paloma Batista

Em decisão unânime, a bancada do PSD na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) decidiu apoiar o nome de Adolfo Menezes como candidato à reeleição na corrida pela Presidência da Casa. A reunião, com a participação do presidente do partido na Bahia, senador Otto Alencar, aconteceu na tarde desta segunda-feira (20).

“Por unanimidade, a bancada decidiu pelo nome de Adolfo Menezes como candidato do PSD para concorrer à reeleição para presidente da Assembleia Legislativa”, anunciou o senador Otto Alencar em conversa com a imprensa na sede do partido, localizada no Edifício Mundo Plaza, no Caminho das Árvores, em Salvador.

Um ponto de discussão que tem movimentado a eleição para a Mesa Diretora da Alba é a possibilidade de a reeleição de Adolfo Menezes ser invalidada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Na Suprema Corte, há o entendimento de que é proibida a recondução para o mesmo cargo na Mesa Diretora.

Regimento

Diante da insegurança jurídica, o cargo de 1º vice-presidente da Alba passou a ser disputado por parlamentares que integram a base do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Como o regimento e a Constituição baiana não explicitam o processo sucessório, pairava no ar a possibilidade de o 1º vice-presidente assumir a cadeira em definitivo com a possível saída de Adolfo.

Para dirimir essa discussão, conforme explicou o senador Otto Alencar, há, no horizonte, a chance de mudar o regimento da Alba para obrigar o vice-presidente a convocar nova eleição imediatamente em caso de vacância da presidência.

“O que foi colocado aqui é que se for necessário mudar o regimento, compete aos deputados estaduais mudarem. Essa foi, inclusive, uma fala do presidente Adolfo Menezes. O processo tem que ser transparente, democrático, para que todos possam se manifestar com toda liberdade”, disse o dirigente partidário.

Além do presidente Otto Alencar e do chefe da Alba, Adolfo Menezes, a reunião teve a participação do senador Angelo Coronel e dos deputados estaduais da legenda: Alex da Piatã, Angelo Coronel Filho, Claudia Oliveira, Ivana Bastos, Eduardo Alencar, Cafu Barreto, Ricardo Rodrigues e Jusmari Oliveira.

>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.