O ex-prefeito de Camaçari e um dos coordenadores da campanha de Jerônimo Rodrigues (PT), Luiz Caetano (PT), considera a campanha do ex-prefeito ACM Neto (UB) fraca no interior da Bahia. A avaliação de Caetano foi feita a partir de uma pesquisa do cientista político Cláudio André, que mapeou os apoios das prefeituras do interior aos postulantes para o governo do Estado.
Os dois primeiros colocados nas pesquisas de intenções de voto, ACM Neto (UB) e Jerônimo Rodrigues (PT), concentram quase a totalidade dos apoios. O ex-prefeito de Salvador tem até o momento o apoio declarado de 114 prefeitos, o que representa 27% do total.
Sob influência de 16 anos de governo petista, Jerônimo conta com o apoio de 272 prefeitos, um total de 65% – mais que o dobro de Neto.
Para o petista, os números de apoios de ACM Neto no interior, “mostra a fragilidade da campanha dele, tem muita fumaça, muita espuma na campanha dele, mas eu penso que essa quantidade de prefeito que nós temos, não esperava outra coisa”, destacou.
Caetano afirma ainda que o período de pré-campanha deixou um saldo positivo para o PT e avaliou que apesar do rompimento do vice-governador João Leão (PP) com o grupo petista, que levou o Progressistas para a base de ACM Neto, a maioria dos prefeitos seguem apoiando Jerônimo. “Do PP nós pegamos a grande maioria dos prefeitos do PP, foi muito bom esse período de pré-campanha nós fechamos bem”, destacou.
Segundo o ex-prefeito de Camaçari, a maioria dos prefeitos que ainda não declararam apoio a nenhum candidato apoiarão Jerônimo Rodrigues. “Boa parte dos indecisos estão conosco, eu acredito que hoje nós temos em torno de 300 prefeitos”, disse.
Caetano pontua ainda que o prefeito é o líder local, sendo de suma importância o apoio para os candidatos.