Política

Após mortes na Gamboa de Baixo, vereadora de Salvador pede que o Estado implemente plano para reduzir homicídios

Três jovens morreram após serem baleados em uma ação da Polícia Militar na madrugada desta terça (1°), na comunidade Solar do Unhão

Atailon Matos/Divulgação
Atailon Matos/Divulgação

A vereadora de Salvador, Maria Marighella (PT) prestou solidariedade à comunidade da Gamboa de Baixo, após três jovens terem sido mortos após ação policial na manhã desta terça-feira (1º). A edil defende ainda a implementação de um Plano de Redução de Homicídios, conforme o Projeto de Indicação nº 15/2022, de sua autoria. 

“A comunidade pesqueira da Gamboa de Baixo é uma Zeis (Zona Especial de Interesse Social). Um território em luta por direitos e condições dignas de vida, hoje em luto. Defendemos que o Estado implemente um plano de redução da letalidade policial com ampla participação da sociedade civil e instituições públicas comprometidas com a promoção dos direitos humanos”, declarou a petista.

No Projeto de Indicação, a vereadora propõe a elaboração de um Plano Estadual de Redução de Homicídios estabelecendo metas de redução de mortes a partir do curto prazo, observando a prioridade da atuação com a juventude negra, construindo iniciativas articuladas e intersetoriais (cultura, justiça, educação, saúde, segurança pública) e, priorizando investimentos de esforços e recursos em territórios selecionados com taxas maiores de violência.

Três jovens morreram após serem baleados em uma ação da Polícia Militar na madrugada desta terça-feira (1°) na comunidade Solar do Unhão, no bairro da Gamboa.