O ex-presidente Jair Bolsonaro foi intimado nesta quarta-feira (23) na UTI do Hospital DF Star, em Brasília, onde se recupera de uma cirurgia no intestino. A notificação é referente ao processo criminal que ele vai responder no Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de envolvimento em uma trama golpista para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
De acordo com o STF, a intimação foi realizada após o ex-presidente aparecer em uma live feita diretamente do leito hospitalar na terça-feira (22). Diante disso, o ministro Alexandre de Moraes determinou que um oficial de Justiça fosse ao hospital cumprir a formalidade prevista em lei.
A Corte já havia intimado os demais réus do chamado núcleo 1 entre os dias 11 e 15 de abril. Bolsonaro, no entanto, não foi notificado antes por estar hospitalizado desde o dia 12, quando passou mal e precisou de cirurgia.
Processo e Acusações
Com a abertura do processo, o ex-presidente e os demais acusados responderão pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
Agora começa a fase de instrução processual. As defesas poderão apresentar testemunhas, pedir novas provas e preparar os interrogatórios.
Ainda não há data para o julgamento. Caso condenado, Bolsonaro pode pegar mais de 30 anos de prisão.
>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.