Após ingresso do presidente da Câmara de Salvador, Carlos Muniz, no PSDB, a presidente municipal do partido, Cris Correia, revelou, nesta terça-feira (2), que outros vereadores podem seguir este movimento. "As conversas ainda estão sendo feitas, agora a gente começa uma nova etapa, de construção deste partido", disse em entrevista ao Portal Salvador FM.
O PSDB vive em tempos de sobrevivência política e a federação com Cidadania-PSC-Podemos, é vista como solução por Cris. "Essa federação vai ser importante. A gente tem visto várias composições, então essa é uma realidade do país. Vai ser uma federação forte nacionalmente e aqui na Câmara", destacou.
No entanto, essa aliança, com uma formação que ficaria mais alinhada a bancada do prefeito Bruno Reis (UB), pode agitar as peças do jogo e fazer com que alguns integrantes deste bloco saiam. É o caso de Joceval Rodrigues (Cidadania), edil que era ligado até a ACM Neto (UB) e desde o último pleito se inclinou a Jerônimo Rodrigues (PT).
"Respeito o presidente e amigo Carlos Muniz, mas eu, Joceval Rodrigues, vou estar com olhos bem abertos, afinal, tenho minha relação com o governor Jerônimo Rodrigues (PT), e o ouvirei antes da gente se posicionar. Até então estou vereador do Cidadania", comentou em entrevista ao Portal Salvador FM.
Os tucanos nunca tiveram um resultado tão ruim como o deste ano nas últimas eleições. Além de não ter tido candidato à Presidência da República, pela primeira vez, a bancada na Câmara dos Deputados, que já vinha em trajetória de queda, foi reduzida a menos da metade da atual. A sigla ainda não elegeu nenhum novo senador em 2022.
Com a federação, o grupo cotará, aqui em Salvador, com 9 representantes na Câmara: Toinho Carolino (Podemos), Sidininho (Podemos), Téo Senna (PSDB), Ricardo Almeida (PSC), Joceval Rodrigues (Cidadania), Daniel Alves (PSDB), Cris Correia (PSDB), Tiago Correia (PSDB) e agora Carlos Muniz (PSDB).
Apesar do ganho de força, esse modelo político obriga que os partidos atuem em conjunto durante toda a legislatura e eleição. Cabe destacar que os edies que quiserem trocar de legenda ainda podem fazer essas mudanças até abril de 2024.