Recado a Haddad

Após crise do Pix, Lula diz a ministros que não quer mais portarias que criem confusão

A fala do presidente foi considerada uma crítica ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Em reunião ministerial, o presidente Lula disse aos auxiliares que nenhum ministro poderá fazer portaria que crie confusão no governo. Antes, o documento deverá passar pela Casa Civil.

A ordem do chefe do Executivo vem após a crise causada por uma instrução normativa publicada pela Receita Federal. A medida previa mais fiscalização de operações com cartão de crédito e das movimentações através do Pix. Assim que a instrução entrou em vigor, uma onda de fake news invadiu as redes sociais apontando que o Pix seria taxado. O governo teve que recuar e revogar a medida.

“Daqui para frente, nenhum ministro vai poder fazer uma portaria que depois crie confusão para nós sem que passe pela presidência através da Casa Civil. Muitas vezes, a gente pensa que não é nada, faz uma portaria qualquer e depois arrebenta na Presidência da República”, alertou Lula na abertura da reunião ministerial, conforme publicação do jornal O Globo.

A fala do presidente foi considerada uma crítica ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a quem a Receita Federal está subordinada.

>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.