Política

Após ataque hacker explorar brecha, Anatel proíbe ligação para o próprio número

Desde esta segunda-feira, 29, já não é mais possível ligar para o seu próprio número de telefone - a tática foi usada para acessar mensagens de aplicativos de autoridades dos três Poderes

NULL
NULL

 

Resultado de imagem para fotos de pessoas ligando celular

 

Numa reação às investigações da Polícia Federal sobre a invasão de celulares de autoridades, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que as operadoras de telefonia corrigissem uma brecha na rede que permitiu aos supostos hackers terem acesso à caixa postal de seus alvos.

Desde esta segunda-feira, 29, já não é mais possível ligar para o seu próprio número de telefone. Era assim que os hackers acessavam a caixa postal dos usuários – obtendo o código de ativação do serviço Telegram Web, enviado por mensagem de áudio. Essa possibilidade, agora bloqueada, não era considerada uma falha, mas um padrão de rede, também utilizado em outros países.

Nos próximos dias, as empresas de telefonia também deverão reforçar ações para incentivar os usuários a adotarem senha para acesso da caixa postal. A campanha terá caráter educativo e será coordenada pela Anatel. Novas medidas poderão ser adotadas, já que os técnicos da Anatel e da Polícia Federal devem realizar reuniões para discutir o assunto.

Até agora, quatro pessoas foram presas, suspeitas de envolvimento na invasão do celular de autoridades dos Três Poderes, incluindo o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Justiça, Sérgio Moro.

 

Estadão//// Figueiredo