Após a aprovação da reforma tributária no plenário da Câmara Federal na última sexta-feira (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu um grupo de lideranças e deputados em uma reunião descontraída regada a uísque e algumas quixas ao líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados, Zeca Dirceu (PT-PR).
Conforme aputou o blog Política Livre, o mandatário do executovo federal reclamou o fato de o seu correligionário não comparecer à votação que derrubou a prorrogação de incentivos fiscais por mais 2032 anos a montadoras de veículos no Nordeste. A aprovação da matéria necessitava apenas de um voto para ser aprovada.
Presente na reunião, o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP) relatou ao chefe Lula que faltou justamento o apoio do seu aliado para que a prorrogação do benefício fosse aprovada. O estado do Paraná buscava a descentralização das indústrias montadoreas, estado que é o reduto político de Zeca Dirceu.
Na última sexta-feira, a Câmara Federal derrubou um dispositivo da reforma tributárioa que previa benefícios fiscais benefícios fiscais à montadora chinesa BYD que vai se instalar em Camaçari, onde antes funcionava a fábrica da Ford.
Na reunião, participaram os deputados baianos Elmar Nascimento (União Brasil), Antônio Brioto (PSD) e o ministro da Casa Civil, Rui Costa.