Política

Após anúncio de prefeito, vereador Daniel Alves defende vacinação de todas as lactantes

O prefeito Bruno Reis anunciou que nesta segunda (10) foi aprovado pela Comissões Intergestores Bipartite (CIB) a inclusão das lactantes até seis meses

Divulgação
Divulgação

O vereador de Salvador Daniel Alves (PSDB) defendeu nesta terça-feira (11) seu projeto de indicação que pede a inclusão de todas as lactantes, independentemente do tempo da amamentação.

O prefeito Bruno Reis anunciou que nesta segunda (10) foi aprovado pela Comissões Intergestores Bipartite (CIB) a inclusão das lactantes até seis meses, e que a prefeitura deve, entre hoje e amanhã, lançar o cadastro para esse público. 

"Parabenizo o prefeito pela iniciação do cadastro, mas é importante que todas as lactantes, não só as de até seis meses, possam se vacinar contra Covid-19. A própria OMS afirma que se a lactante é pertencente a um grupo no qual a vacinação é recomendada, ela deve ser oferecida", disse o vereador.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), através dos Departamentos Científicos de Aleitamento, Imunizações e Infectologia, publicou o documento científico “Vacinação contra covid-19 em lactantes” em março deste ano. Para a SBP, é recomendada a vacinação contra a covid-19 para lactantes. A orientação segue o que preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, a SBP não aconselha a interrupção da amamentação após a vacinação.

O principal documento nacional, que define as ações vacinais do Sistema Único de Saúde (SUS), orienta a vacinação de gestantes e lactantes com precaução, caso a mulher e o seu médico prescritor decidam, de forma compartilhada, pela aplicação.