Eleições 2026

Angelo Coronel é convidado para se filiar ao PRTB

Segundo Celsinho Cotrim, presidente do PRTB na Bahia, se o senador quiser, poderá concorrer à reeleição pelo partido

Reunião entre Cotrim e Coronel aconteceu nesta segunda-feira (17). Fotos: Divulgação
Reunião entre Cotrim e Coronel aconteceu nesta segunda-feira (17). Fotos: Divulgação

O senador baiano Angelo Coronel (PSD) foi convidado para se filiar ao PRTB. O convite foi feito nesta segunda-feira (17) pelo presidente da legenda na Bahia, Celsinho Cotrim, e pelo presidente nacional do partido, Leonardo Avalanche.

De acordo com Cotrim, o convite não é somente para a filiação. É também para o senador concorrer à reeleição no ano que vem pela agremiação. Atualmente, Coronel integra o campo aliado ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) e pretende renovar o mandato nas eleições de 2026.

No entanto, o cenário no entorno do governador Jerônimo indica que não haverá espaço para Coronel disputar a reeleição ao Senado Federal. Como a chapa majoritária comporta quatro vagas, três delas já estariam previamente definidas: Jerônimo Rodrigues deve concorrer à reeleição, Jaques Wagner (PT) também buscará renovar o mandato ao Senado e Rui Costa (PT) também almeja conquistar uma cadeira de senador. Assim, a majoritária teria somente mais uma vaga no posto de candidato a vice-governador, atualmente na cota do MDB. Coronel já expressou publicamente sua rejeição ao cargo de vice.

Em recente entrevista ao PS Notícias, Angelo Coronel deixou no ar a possibilidade de disputar a reeleição por outro partido, caso não permanecesse nos planos do grupo governista que atualmente integra.

“Vamos esperar chegar março de 2026 para que o partido tome a decisão. Agora é importante que se saiba que não existe somente a chapa governista. Qualquer candidato de qualquer partido pode sair avulso, pode sair em outra coligação, isso tudo depende da conjuntura do momento. Hoje nós estamos na base. Não é por decreto ou por entrevista no rádio que você bota ou tira alguém”, alfinetou.

O senador Jaques Wagner, um dos fundadores do PT e ex-governador da Bahia, não acredita no rompimento de Coronel com o grupo governista. Durante a tradicional Lavagem do Bonfim, o senador petista disse confiar no entendimento.

“Acho que não. Me dou muito bem com Coronel. Primeiro porque essa hipótese ainda não está dada. Essas coisas vão ter que andar, acredito na capacidade de entendimento do grupo. Vai ser o estica e puxa normal, mas não acho que vai ter racha. Coronel já tem uma história construída com a gente e não vai se afastar. E nem é isso que eu quero”, afirmou.

>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.