O presidente do PT na Bahia, Éden Valadares, afirmou que o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União) "anda muito desocupado" após o candidato derrotado nas eleições ao Governo, em 2022, ter feito críticas sobre a educação nas gestões petistas no estado.
Na terça-feira (21), o dirigente, ao rebater as críticas, afirmou que Neto faz um recorte negativo sobre os índices de analfabetismo, e esconde os avanços, citando como exemplo, o fato de que foi a Bahia ter sido o estado que mais alfabetizou pessoas em todo o Brasil entre 2010 e 2022.
"Esse cara anda muito desocupado. Não tem tarefa, não tem trabalho, não tem missão e fica criando polêmica para ver se aparece", disse Éden, ao explicar: "Ele pega um dado, tira do contexto e cria uma narrativa para fazer oposição pela oposição. Sim, é verdade que o número absoluto da Bahia é o maior do país, mas ele esquece de dizer que foi justamente a Bahia que mais alfabetizou entre 2010 e 2022. Mais de 308 mil baianos e baianas foram alfabetizados nesse período, nos governos do PT, líder nacional".