Com os tempos de 1h53m04 e 2h03m36 respectivamente no percurso de 10km, Allan do Carmo e Ana Marcela Cunha venceram a penúltima etapa da Copa do Mundo de Maratona Aquática, na madrugada deste domingo, na cidade de Chun'na, na China. Diogo Villarinho também competiu e ficou na quarta posição, completando em 1h53m12.
Ana Marcela e Allan se mantiveram no primeiro pelotão e assumiram a liderança no final da prova. O pódio feminino foi sul-americano, com a equatoriana Samantha Arevalo e a argentina Cecília Biagioli com a prata e o bronze, ambas com 2h03s39. Apesar do tempo igual, os juízes de chegada e as filmagens puseram Samantha à frente de Cecília.
Com o resultado, Ana Marcela chegou aos 74 pontos no ranking e ocupa a terceira colocação. A líder é a italiana Rachelle Bruni, que já soma 104 e só precisa entrar na água na última etapa para levar o título. Mesmo que ainda tivesse chances de alcançar Bruni, Ana Marcela não poderia brigar pelo tetracampeonato porque não nadará o mínimo de etapas estabelecidas pela Fina (sete). Por conta da preparação para o Campeonato Mundial de Kazan, seletiva para os Jogos Olímpicos do Rio 2016, a baiana alcançará apenas cinco das dez etapas do Circuito.
A chegada masculina foi muito disputada até os últimos 500m, com uma dezena de atletas brigando para bater na placa de chegada antes. Entre os homens, também um pódio das Américas. O canadense Richard Weinberger (1h53m08) e o equatoriano Esteban Enderica (1h53m09) completaram o pódio ao lado de Allan.
Os atletas partem agora para a última prova do Circuito de 10km da Federação Internacional, em Hong Kong, no dia 17 de outubro.
Foto: Reprodução / Globo Esporte Bahia