Política

Aliados de Lula, baianos comemoram derrubada do orçamento secreto pelo STF

O deputado federal Jorge Solla (PT), ex-secretário de Saúde do estado, afirmou que a medida combate a "barganha" e "corrupção"

Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Aliados do presidente Lula (PT) comemoraram a derrubada do orçamento secreto por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (19), por 6 votos a 4. 

Na Bahia, não foi diferente. O deputado federal Jorge Solla (PT), ex-secretário de Saúde do estado, afirmou que a medida combate a "barganha" e "corrupção", e que agora poderá sobrar espaço no Orçamento para o investimento em áreas essenciais.

Candidata ao Senado pelo PSOL na Bahia, partido que definiu no último fim de semana que irá apoiar o presidente eleito Lula (PT) no Congresso Nacional e autor da ação no STF, Tâmara Azevedo avaliou a votação como uma "vitória" para os brasileiros.

Na diplomação dos representantes eleitos, na última sexta-feira, deputados do PT que formam a bancada baiana, como Zé Neto e Afonso Florence, confirmaram ser favoráveis à derrubada das emendas RP-9. Um texto aprovado na Câmara chegou a propor dispositivos para dar mais transparência ao instrumento criado no governo Bolsonaro, mas a decisão do STF extingue o orçamento paralelo.

Também do PSOL, o deputado federal eleito Guilherme Boulos celebrou a decisão que pôs fim ao "esquema de Bolsonaro". Líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) também chamou atenção para a votação do STF que declarou inconstitucional o mecanismo que garantiu sustento a Bolsonaro no Congresso.