Política

Alexandre Garcia espalha fakenews sobre chuvas no RS e vira alvo da AGU

Advogado-Geral da União, Jorge Messias acionou Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia contra jornalista

Reprodução
Reprodução

O jornalista Alexandre Garcia virou alvo da Advocacia-Geral da União (AGU) após espalhar uma fakenews ao comentar sobre a tragédia das chuvas que mataram mais de 40 pessoas no Rio Grande do Sul.

Em declaração na revista Oeste, publicação da qual é colunista, Garcia sugeriu possível culpa do governo federal no cenário de destruição e mortes no estado do sul brasileiro. A fala dele ganhou grande repercussão na internet e gerou revolta em aliados do presidente Lula (PT).

“É preciso investigar, porque não foi só a chuva. A chuva foi a causa original. Mas no governo petista foram construídas, ao contrário do que recomendavam as medições ambientais, três represas pequenas que aparentemente abriram as comportas ao mesmo tempo. Isso causou uma enxurrada parecida com aquelas que acontecem aqui perto de Brasília, na Chapada dos Veadeiros, e que levam as pessoas e que matam pessoas porque a água vem de repente”, disse o jornalista.

Como reação, o advogado-Geral da União (AGU), Jorge Messias, acionou Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia contra o jornalista.

“Determinei à Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia a imediata instauração de procedimento contra a campanha de desinformação promovida pelo jornalista [Alexandre Garcia]. É inaceitável que, nesse momento de profunda dor, tenhamos que lidar com informações falsas […] Vamos buscar a responsabilização”, escreveu Messias em uma rede social, no domingo (10).