O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, fará pronunciamento à nação, neste sábado (29), véspera do segundo turno das eleições. O discurso será feito em cadeia nacional, às 20h30.
Moraes deve falar da possibilidade de transporte gratuito em todas as unidades da Federação, com liberação dos governos, após o Supremo Tribunal Federal (STF) e o TSE terem autorizado. Além da decisão da Suprema Corte, o TSE aprovou resolução proibindo a prefeitos e gestores públicos reduzirem a oferta de transporte público coletivo no segundo turno.
Com o transporte coletivo de graça em ao menos 335 municípios brasileiros e com oferta de linhas, o ministro abordará, ainda, a importância de o eleitor ir às urnas.
Na última sessão do TSE, realizada na quinta-feira (27), Moraes ressaltou que, no primeiro turno, 123 milhões dos 156 milhões de eleitores votaram. O presidente do TSE comemorou a redução do índice de votos brancos e nulos, em 2 de outubro, e afirmou que a população está mais consciente e segura de suas escolhas com liberdade.