Relator na Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ) do projeto que obriga a teatros, cinemas, centros de convenções e auditórios a fornecerem assentos adptados à população obesa, o vereador Alexandre Aleluia (PL) votou pela rejeição da matéria.
O projeto tramita na Câmara Municipal de Salvador (CMS) e foi apresentada pelo vereador Joceval Rodrigues (Cidadania). No texto, Rodrigues alega que o projeto tem como objetivo "atenuar um dos problemas com portadores desse mal que se deparam com tanto desconforto, de caráter físico e psicológico". Ainda de acordo com Joceval Rodrigues, a falta de cadeira adequadas às pessoas obesas pode causar "depressão e comportamento de esquiva social, gerando enorme sofrimento".
Para Aleluia, no entanto, a matéria pode configurar uma intervenção do Estado em agentes privados. "Exigindo medidas e pretações que atingem milhares de estabelecimentos, devendo, desta forma, elencar um parecer sobre o impacto real e a necessidade de implementação dessa medida".
O relatório agora irá para votação na comissão. Se for acolhido, o projeto não mais tramitará. Se for rejeitado, um novo relator será designado.