Política

Aleluia entra com ação popular para barrar restrições no São João

Edil argumenta que a decisão do governador prejudica a economia dos municípios baianos

Divulgação
Divulgação

O vereador de Salvador, Alexandre Aleluia (DEM) entrou com uma ação popular para barrar as restrições publicadas pelo governador Rui Costa no período junino, dentre elas a suspensão de circulação dos ônibus intermunicipais até o dia 28 de junho.

No documento disponibilizado ao LDNotícias, o edil argumenta que a decisão do governador "diante de uma economia global que tem sido atormentada por 40 anos de neoliberalismo, os laços sociais que ajudam a criar comunidades fortes e resilientes foram corroídos tão intensamente, que a estratégia de distanciamento social, embora necessária, está acarretando diversas consequências imprevistas e indesejáveis”. Com isso, segundo o vereador, o “São João possui grande peso econômico para os municípios, uma vez que a festa movimenta todos os setores da economia, sobretudo no Estado da Bahia”, o que estaria ameaçado pela suspensão do transporte e assim sem que as pessoas viajem a esses destinos interioranos. 

O documento ainda aponta a “violação do direito de ir e vir”, "risco o direito ao trabalho, o direito à vida digna, ameaçando o Patrimônio histórico-cultural dos cidadãos baianos e impedindo o desenvolvimento econômico em todo o território estadual no período do São João de 2021". 

Além disso, está proibida a venda de bebida alcoólica, o funcionamento de comércio que operem como restaurantes e bares, a circulação noturna na Bahia das 20h às 5h da manhã e a prática de esportes amadores.