Após o senador Omar Aziz (PSD-AM) reclamar em plenário que há governadores tentando atrelar o desgaste político da reforma da Previdência apenas aos parlamentares, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), afirmou que os chefes dos Executivos estaduais precisam estar “mais engajados” na aprovação do projeto.
Em discurso, Aziz disse que os governadores, “em reuniões fechadas”, pedem empenho a favor da reforma, mas depois voltam aos estados de origem e atacam publicamente a proposta.
O senador defendeu que os congressistas se atenham apenas aos pontos do texto que tratam da Previdência da União e deixem os itens que tratam de servidores estaduais a cargo das Assembleias Legislativas. Segundo ele, cada governador eleito sabia das condições financeiras do estado que iria assumir, então “não adianta choramingar”.
– Os governadores, principalmente do Nordeste, falam às escondidas que querem a reforma, pedem para nós votarmos a reforma da Previdência, mas chegam aos seus Estados e, para fazer média política, dizem que são contra – afirmou Aziz.
– Os governadores precisam se mobilizar ainda mais em relação a estes temas, para que a gente possa fazer uma reforma que reflita o momento que estamos vivendo no país. Isso faz um alerta para que os parlamentares possam dialogar com os governadores e que eles possam, de fato, estar mais engajados em relação à essa matéria que é fundamental para o Brasil e para os governadores – disse o presidente do Senado.
O Globo// Figueiredo