A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) elege, a partir das 14h30 desta segunda-feira (3), a Mesa Diretora para o biênio 2025/2027. Até o momento, estão confirmadas as candidaturas dos deputados Adolfo Menezes e da deputada Ivana Bastos, ambos do PSD, para os cargos de presidente e 1º vice-presidente da Casa.
No plenário, a votação será realizada de forma secreta – haverá uma cabine fechada para o preenchimento das cédulas e uma urna para depósito dos votos – o que acontecerá através de uma chamada em ordem alfabética dos deputados estaduais e, se necessário, de uma outra chamada para eventuais parlamentares retardatários.
Encerrada a votação, o presidente dos trabalhos constituirá uma comissão para fazer a imediata escrutinação dos votos – seguida da proclamação dos resultados e posse dos eleitos.
Nesse instante, os recém-eleitos para a presidência, primeira e segunda secretarias, assumirão seus postos na mesa que dirige os trabalhos, momento em que o presidente fará o seu pronunciamento apontando metas para a gestão que se inicia nesse segundo biênio da 20ª Legislatura.
Alba decreta fim do ‘turnão’
Esta segunda-feira (3) marca ainda o fim do chamado “Turnão” na Alba, com o funcionamento do espaço em dois turnos. Trata-se de medida que vem sendo adotada há alguns anos nos períodos de recesso que permite a economia de recursos da ordem de R$1 milhão – permitindo ainda a realização de obras e serviços com menor transtornos para o funcionalismo e parlamentares, bem como para os visitantes.