O deputado estadual Alan Sanches (União Brasil) destacou, nesta segunda-feira (25), que a Prefeitura de Salvador vem ampliando nos últimos anos o volume de investimentos para cooperar com a proteção da população, apesar de a segurança pública ser uma responsabilidade direta do Governo do Estado.
“Foi a partir da gestão de ACM Neto que Salvador finalmente passou a ter uma Guarda Civil Municipal mais preparada, mais equipada e mais atuante. O prefeito Bruno Reis triplicou os recursos, aumentou o efetivo com 220 novos servidores e implantou o plano de carreiras da categoria. A prefeitura tem feito a sua parte, mas a gente precisa de mais investimentos do Governo do Estado para que os indicadores melhorem”, defende Alan Sanches.
Líder da Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Sanches lembra que em anos anteriores às gestões de Neto e Bruno Reis a Guarda Municipal esteve limitada ao trabalho de vigilância patrimonial e apoio às fiscalizações, chegando a ter apenas dois veículos para patrulhamento.
Em 2014 Salvador passou a se adequar à Lei Federal 13.022, o que permitiu uma série de investimentos para capacitação dos agentes, a celebração de convênio com a Polícia Federal, além da aquisição de equipamentos letais e de baixa letalidade, dentre estes armas de fogo, coletes balísticos e pistolas de condutividade elétrica, além de novas viaturas é uma central de monitoramento, com investimentos superiores a R$ 18 milhões.
“Infelizmente a gente não vê a mesma disposição do Governo do Estado, que mesmo com o aumento da Receita diminuiu o orçamento em segurança pública nos últimos seis anos. Fica claro que essa é uma decisão de governo, de falta de prioridade na área”, pontua Alan Sanches.