Política

AL-BA promove audiência para debater situação de agentes socioeducativos e profissionais de unidades prisionais

A iniciativa foi liderada pelo deputado estadual Diego Castro (PL)

Divulgação
Divulgação

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) realizou, nesta quarta-feira (8), uma audiência pública com o objetivo de aprofundar o diálogo sobre a situação dos agentes socioeducativos e outros profissionais envolvidos na co-gestão das unidades prisionais. A iniciativa foi liderada pelo deputado estadual Diego Castro (PL).

Autor da proposição, Diego Castro destacou a importância de ampliar as discussões em prol dos agentes de segurança. "É fundamental que estejamos constantemente buscando melhorias para aqueles que desempenham papéis cruciais na manutenção da segurança e no processo de ressocialização", afirmou.

Segundo ele, o evento buscou criar um espaço para ouvir as preocupações e sugestões desses profissionais, promovendo um diálogo aberto e construtivo. Ainda de acordo com o parlamentar baiano, a audiência “marca um passo importante na busca por soluções e melhorias para a atuação dos agentes socioeducativos e demais colaboradores do sistema de co-gestão nas unidades prisionais da Bahia”.

Além de Diego Castro, a audiência pública contou com a presença de nomes, como Lourival Alves dos Santos, presidente do Sindicato dos Agentes Disciplinares Penitenciários e Agentes Socioeducadores, Empregados Terceirizados Temporários e Contratados em Regime Especial Administrativo do Estado da Bahia (Sindap); Natanael Rocha, diretor-geral do Sindap; Josenilto Conceição, agente socioeducador, com anos de experiência na área; Mariangela Nascimento, professora titular da Universidade Federal da Bahia, além de coordenadora do Núcleo de Apoio a Migrantes e Refugiados da UFBA; além do deputado estadual Pablo Roberto, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da AL-BA.