A bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) oficializou nesta terça-feira (11) apoio à candidatura do deputado estadual Nelson Leal (PP) à presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).
A oficialização ocorreu em reunião dos deputados com o pepista, ocorrida nesta manhã na sala da Liderança da Minoria, na AL-BA. O apoio do grupo chega dias depois de o governador Rui Costa (PT) articular um acordo, dentro da base governista, que apazigou os ânimos na disputa pela presidência e alçou Leal ao cargo para o próximo biênio. Por outro lado, ainda deixou a sucessão do pepista nas mãos de Adolfo Menezes (PSD), para os anos de 2021 e 2022.
Com o acordo, Rui evitou que a oposição fosse decisiva na eleição, já que, nos bastidores, especulava-se que quem recebesse o apoio do bloco seria eleito presidente. No entanto, segundo o prefeito ACM Neto (DEM), antes mesmo de o governador conseguir o consenso dentro da base, a oposição já havia fechado com Leal, apesar de não ter anunciado oficialmente.
Segundo informações de bastidores, a oposição deve ser bem agraciada na composição da Mesa Diretora, após o apoio a Nelson. Mesmo diminuta, com cerca de 16 deputados – atualmente, a bancada possui 18 -, o grupo pode manter os três cargos na Mesa, inclusive um dos mais importantes, a primeira-secretaria. Além disso, caminha para manter o comando da Fundação Paulo Jackson (FPJ), que controla a TV Assembleia. O bom naco de poder dado a uma enfraquecida bancada aponta para o fato de que os espaços já estavam negociados anteriormente por Nelson, em troca do apoio da oposição, que não chegou a ser decisivo, como tinha medo o governador Rui Costa.
Bnews // AO