Política

Adélia Pinheiro é movida para Educação e Jerônimo escolhe administradora para 'enfrentar regulação'

Roberta Santanna, que foi Chefe de Gabinete da Sesab e atuou ao lado de Adélia, será a nova titular da pasta a partir de 2023

Vagner Souza/Salvador FM
Vagner Souza/Salvador FM

A secretária de Sáude, Adélia Pinheiro, vai comandar a Secretaria de Educação a partir de 2023. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (19) pelo governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT), que deixou a pasta para ser candidato. 

Para o seu lugar foi escolhida Roberta Santana, que foi Chefe de Gabinete da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) e atuou ao lado de Adélia. Ela tem formação de administradora e teve o perfil enaltecido pelo governador, que destacou o seu desejo em focar em um ponto que foi sensível em sua campanha eleitoral.

“Estou trazendo uma administradora para a Sesab, que já estava ao lado de Adélia. E Roberta chega no mesmo gás para tocar e Roberta cheganços o mesmo gás para tocar conosco as policlínicas, fortalecer o SUS, e enfrentarmos essa situação que machucou muito na nossa campanha, que foi a regulação", afirmou Jerônimo em anúncio durante coletiva de imprensa no auditório da Desenbahia, na Avenida Paralela.

EDUCAÇÃO

O ex-secretário de Educação também agradeceu à Adélia, formada em medicina, por aceitar enfrentar o desafio agora em outra secretaria igualmente desafiadora.

"Tenho plena certeza que vamos melhorar os indicadores, combater o analfabetismo e a confiança que temos nas mulheres. Obrigada por aceitar o convite", disse o petista.

Formada em medicina e com especialização em saúde pública, ela foi reitora por duas gestões na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e é professora concursada da instituição, localizada em Ilhéus, desde 1990. Secretária estadual da Saúde (Sesab) do Governo do Estado desde fevereiro de 2022, ela foi titular da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti).