O primeiro turno da eleição ao Governo da Bahia mostrou a divisão de forças no estado. O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB), venceu na capital onde governou, na região metropolitana e nos maiores colégios eleitorais. No entanto, a força de Jerônimo Rodrigues e do PT no interior foram suficientes para que ele abrisse uma vantagem de 600 mil votos e quase 10% para o seu adversário do União Brasil.
Além de Salvador região metropolitana, ACM venceu em Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari e Lauro de Freitas. Na capital, contudo, o seu desempenho foi bem abaixo do esperado, com uma vantagem de cerca de 200 mil votos. Em Feira, foi quase um empate: Neto teve 42,87% da preferência e o ex-secretário de Educação teve 41,21%.
Ele também teve bom desempenho no Sul, liderando em algumas cidades como Cairu, Camamu, Valença e Itabuna.
Mas foi no interior que o PT provou que ainda tem a simpatia e confiança dos eleitores. Jerônimo venceu nos 27 municípios da região do Vale do São Francisco, que tem cidades importantes como Juazeiro, Paulo Afonso, Barra e Bom Jesus da Lupa.
Na região do Centro-Norte, Jerônimo também dominou. Em municípios como Monte Santo e Uauá, ele chegou a ter mais de 70% dos votos contra uma média de 20% de ACM Neto, o que contribuiu para o seu resultado.
Por pouco o candidato petista não vence no primeiro turno, com 49,45% dos votos, faltando menos de 1% para sacramentar a sua vitória.