Política

ACM Neto tem 56% e Jerônimo Rodrigues alcança 19,4% com apoio de Lula, aponta pesquisa

João Roma, ex-ministro da Cidadania e pré-candidato pelo PL, tem 7,8%

Montagem/Divulgação
Montagem/Divulgação

A pesquisa Informe Baiano/Pegasus divulgada nesta segunda-feira (28) mostra o pré-candidato ACM Neto (União Brasil), ex-prefeito de Salvador, com 56,04% em um dos cenários em que os nomes dos postulantes foram apresentados para os entrevistados, e o petista Jerônimo Rodrigues figura com 19,4%.

João Roma, ex-ministro da Cidadania e pré-candidato pelo PL, tem 7,8%. Outros 7,27% afirmaram que vão votar nulo e 9,4% não souberam opinar. Nos três cenários, o ex-prefeito venceria a eleição no primeiro turno.

Nesta configuração, o ex-secretário de Educação foi associado ao apoio do ex-presidente e pré-candidato Lula (PT), do ex-governador Jaques Wagner (PT) e do governador Rui Costa (PT). 

Já ACM Neto, que tem adotado a estratégia de tentar não nacionalizar a eleição e manter o palanque aberto para diferentes candidatos na Bahia, aparece sem estar associado a nenhum postulante.

João Roma, aparece com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na espontânea, o ACM Neto marca 39,19% e Jerônimo tem 9,4%. Roma segue logo atrás com 5,21%, e o pré-candidato do PSOL, Kléber Rosa, aparece com 0,13%. Mesmo fora da disputa, o governador Rui Costa (PT) foi citado por cerca de 2% dos entrevistados.

No total, 1.526 pessoas com 16 anos ou mais de forma presencial, em 72 municípios baianos, responderam aos questionamentos entre os dias 20 e 22 de abril deste ano. A margem de erro da amostragem é de 2,5%, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob nº BA-09727/2022.