Eleições

ACM Neto fala sobre o Centro de Convenções e projeto para a geração de empregos

O candidato à reeleição também afirmou que a regulamentação do Uber não está em pauta

NULL
NULL

Candidato à reeleição, ACM Neto (DEM), da coligação "Orgulho de Salvador", foi o último dos prefeituráveis entrevistados na série de sabatinas realizadas em transmissão realizada pelo iBahia e Correio*. As entrevistas começaram na segunda-feira (26), com os candidatos Pastor Sargento Isidório (PDT), Cláudio Silva (PP) e Alice Portugal (PCdoB).

A escolha dos candidatos para a sabatina segue o artigo 46 da Lei das Eleições (Lei n° 9.504/97), que exige participação de candidatos integrantes dos partidos políticos que possuem mais de nove deputados federais.

Em sua primeira resposta, o candidato do DEM explicou quais serão suas prioridades, caso continue na prefeitura de Salvador em 2017: "Temos o dever de dar continuidade às grandes conquistas. Salvador hoje está muito melhor. Temos muitos desafios, tenho certeza de que consolidamos. Vamos fazer mudança na gestão e faremos o programa Salvador Emprego".

Durante a conversa, o prefeiturável falou que a "regulamentação do Uber não está em pauta". "Tenho que tratar o assunto de maneira objetiva. O Uber veio de arrepio. Fomos informados que o Uber tinha chegado em Salvador através da imprensa. Fizemos um grande esforço para melhorar a questão da qualidade da mobilidade urbana. Nós legalizamos a profissão dos mototaxistas, o serviço de transporte complementar e escola. Neste momento a regulamentação do Uber não está em nossa pauta", disse.

Questionado sobre as soluções para o Turismo em Salvador, ACM Neto falou sobre a situação do Centro de Convenções e do Aeroporto da cidade. "O turismo de negócio esbarra no problema do Centro de Convenções. O governo sabia da situação do Centro de Convenções. Enterraram milhões de reais, para chegar agora e dizer que a solução é colocar o centro de convenções no chão e construir outro", afirmou.

O candidato também falou sobre a criação do projeto 'Salvador Emprego' como uma das soluções para o desemprego: "Nós queremos levar o emprego próximo à moradia. O que a gente quer é fomentar o emprego nas áreas periféricas. A prefeitura pensa em desenvolver cursos profissionalizantes, olhando a vocação de cada lugar, de modo que nossa cidade seja mais competitiva".

Educação
Na sabatina, o candidato abordou que vai colocar quase 28% do orçamento na educação. "Quando cheguei, Salvador só oferecia 20 mil vagas em creches e pré-escolas. A mais antiga creche de Salvador tem 80 anos. Em 80 anos, nossa capital propiciou 20 mil vagas. Estamos nesse período de governo dobrando número de vagas, tirando de 20 para 40 mil, com recursos da prefeitura. Sendo que crianças de 2 a 4 anos já estudam em tempo integral, é compromisso que a de 4 a 5 anos também estude em tempo integral. A criança tem cinco refeições na escola. Queremos continuar ampliando as vagas da educação infantil. Em vários bairros ainda não tem creche e pré-escola. Criamos o Primeiro Passo, que ajuda a completar a renda dessa família que tem uma criança de 0 a 5 anos ainda sem estar matriculada. Salvador tinha nota 4 no Irdeb, a pior capital do Brasil. Foi a capital que mais cresceu em qualidade da educação nos últimos quatro anos".

"Trouxemos o Agentes da Educação, que acompanha do ia a dia da família e combate evasão escolar. Aytorn Senna para diminuir distorção idade/serie. Quando assumi, a prefeitura investia pouco mais de 22% em educação. Vamos colocar quase 28% do orçamento na educação, porque é prioridade", completou.

Mobilidade e Aeroclube
Durante a entrevista, o candidato ACM Neto abordou a situação da mobilidade urbana e os projetos de melhoria. "Conseguimos tirar do papel a concessão das empresas de ônibus. Renovamos 75% das frotas de ônibus da cidade, hoje todos os ônibus são controlados por GPS. Colocamos ônibus 24h, bilhete único, o domingo é meia, construímos 200 abrigos de ônibus. Investir no transporte público é o caminho. Estamos com contrato assinado com a Caixa Econômica, para começar o BRT, que vai se integrar aos 42km do metrô. Olhando o futuro, o horizonte principal é melhorar o transporte, o BRT e e o metrô. O horizonte principal é continuar priorizando o transporte público, ter BRT, metrô e ter todo esse sistema integrado, harmonizado, trabalhando em benefício ao Salvador".

Sobre o Aeroclube, o candidato pontuou que, nas próximas semanas, vai procurar a empresa responsável pelas obras no local e resolver a situação. "Quando cheguei à prefeitura, havia imbróglio terrível naquela área. Chegou para essa concessão um investidor nacional de peso da área de shopping center, que veio a Salvador e teve projeto validado. Esse concessionário demoliu a estrutura antiga, aquele elefante branco terrível. A área hoje está completamente limpa. Ao lado, começou a construir um parque, que é contrapartida para a cidade. Nossa expectativa é que até dezembro o parque esteja concluído e possa ser entregue à cidade. Aí veio a crise econômica, que afetou todos investimentos na área de shopping center. O concessionário me procurou e disse que não tinha condições de construir. Demos prazo para esse grupo identificar qual é o empreendimento que vai existir ali. O prazo está esgotado. Na próxima semana, vamos procurar a partir da procuradoria os entendimentos. Se esse grupo não assegurar sua obrigação de implantar o empreendimento, vamos desfazer o contrato e abrir novo processo de concessão".

Reprodução/Rede Bahia