Em debate acirrado durante o programa Se Liga Bocão, na Itapoan FM, nesta terça-feira (4) com o vereador Kiki Bispo (PTB) sobre execução de obras da prefeitura e governo estadual em Salvador, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) sugeriu que o prefeito ACM Neto (DEM) lembre do governador Rui Costa (PT) em suas preces como forma de gratidão às ações estruturantes, especialmente na mobilidade urbana, que o Palácio de Ondina realizou na capital baiana.
“Na gestão de ACM Neto inauguramos a Via Expressa, colocamos o metrô para andar, fizemos a Pinto de Aguiar, estamos fazendo a via 29 de Março. O prefeito devia todo dia rezar pelo governador Rui Costa, rezar por ter um governador tão aliado…é o governador Rui Costa que cuida da cidade de Salvador. O problema nosso aqui é que Salvador ficou a vida inteira sendo bancada pelo governo do estado. Quem banca a saúde pública de Salvador é o governo do estado. Não tinha, vai ter agora…não tinha um hospital público”.
Em resposta, Kiki Bispo afirmou que “o prefeito trabalhou tanto que acabou inspirando o governo estadual…porque estava numa lentidão muito grande”. Ele ainda criticou a falta de cooperação do governo da ex-presidente Dilma Rousseff com a prefeitura de Salvador. “ACM Neto era tratado a pão e água pelo governo federal”.
Centro de Convenções e paternidade do Metrô
Rosemberg Pinto e Kiki Bispo travaram ainda debate sobre o futuro do Centro de Convenções da Bahia, com a abertura de CPI na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), e a polêmica disputa pela paternidade do metrô de Salvador. “A paternidade do metrô todo mundo quer, mas os trens do Subúrbio ninguém quer, lá não tem essa pompa, é uma espécie de filho bastardo”, disparou Kiki Bispo, ao propor que o núcleo governista do estado faça uma viagem da estação da Calçada até o Subúrbio para avaliar as condições do modal. “Rui precisa fazer uma viagem nos trens…que leve a vovó do metrô. É preciso fazer a mesma propaganda”.
“Não sou daqueles que fica procurando quem é o pai, quero é ver funcionando, mas a população sabe que foi o governo do estado que tocou”, replicou Rosemberg Pinto, que também comentou a iniciativa da oposição para investigar os últimos 12 anos do Centro de Convenções. “Politizaram demais, desnecessariamente. Quem é que eles querem afetar? É uma CPI desnecessária, mas vamos enfrentar. Vamos construir [um novo Centro] no local correto, com modelagem atualizada, valorizando a Baía de todos os Santos, que é o maior ponto de atração turística que a Bahia pode potencializar nos próximos anos”.
Reprodução: Bocão News