Política

ACM Neto apresenta nova Defesa Civil, em coletiva

“A gente tem a expectativa que de fato o Governo possa fazer a parte dele, liberando aquilo que ele se comprometeu”, disse administrador da cidade

NULL
NULL

O prefeito ACM Neto esteve em coletiva, no Centro de Convenções e Hospedagem da Aeronáutica, em Ondina, na manhã desta terça-feira (15), para apresentar a nova reestruturação da Defesa Civil de Salvador. Na oportunidade, Neto mostrou detalhadamente as mudanças, em principal a tecnológica, e assegurou que ações preventivas serão o foco do órgão, que a partir agora passará a ter uma unidade financeira própria.

Entre as novidades, o gestor da cidade contou que novos pluviômetros serão instalados, a fim de evitar mais catástrofes. Segundo ele, as ações começarão pelas áreas que oferecem mais riscos de vida para as pessoas: “Criaremos um programa de voluntariado para a Codesal. Vamos disponibilizar um manual de instruções para que as crianças evitem comportamentos que contribuam para um desastre, como jogar lixo. Vamos fazer treinamentos nas comunidades para que as pessoas saibam como agir em situações de risco", disse o prefeito, acrescentando que mais de R$ 7 milhões já foram investidos na nova Defesa Civil.

Para haver essas mudanças, Neto contou que, mesmo com toda a crise que o país se encontra, buscou alternativas para evitar que novos desastres viessem a acontecer na cidade: “Eu me recuso a querer tirar proveito de mortes, me recuso a tirar proveito de famílias que perderam suas casas. Ninguém aqui quer ganhar nada com isso, queremos somente proteger a vida das pessoas. E é exatamente com esse objetivo de proteger essas vidas que a gente pensou nesse plano completamente diferente de tudo que já foi feito. Aqui não tem pirotecnia, nem propaganda e sim o desejo de implementar o conjunto de ações. Parte delas depende da prefeitura e parte delas, da comunidade”.

Na opinião do Prefeito, para que o projeto ganhe forma e dê certo, é preciso que o cidadão ajude e participe: “A Prefeitura não vai poupar esforços, inclusive em um ano de muita dificuldade. Nós paramos, organizamos as nossa finanças e adequamos nossos orçamentos para que os recursos para essas intervenções estivessem completamente assegurados. Nós precisamos da consciência do cidadão em fazer sua parte”.

Além do cidadão soteropolitano, ACM Neto fez quastão de sinalizar o Governo quanto a sua promessa na ajuda: “Espero que o Governo Federal cumpra com sua palavra na ajuda. A gente tem a expectativa que de fato o Governo possa fazer a parte dele, liberando aquilo que ele se comprometeu, porque no nosso caso, o que está dentro do nosso cronograma será cumprido rigorosamente”.

Entre os gastos apontados pela prefeitura, Neto contou que mais de 64 milhões foram investidos: “Tivemos um custo de mais de 3 milhões na área de drenagem. Com a Limpurb tivemos custos adicionais de mais de 400 mil, com a Sucom mais de 500 mil. Toda despesa que a prefeitura teve com a operação chuva foi de mais de 93 milhões".

(Foto: LD Notícias)