Após o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar o imediato afastamento de Adolfo Menezes (PSD) da Presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) falou da decisão. Hilton concedeu entrevista ao programa POD Almir, do canal Salvador TV, na noite desta segunda-feira (10).
Hilton Coelho foi justamente quem levou o caso à Justiça. No Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), o pleito do parlamentar foi indeferido. Em reclamação constitucional levada ao STF com pedido de liminar, o legislador obteve a decisão favorável através do ministro Gilmar Mendes.
Na decisão, o magistrado frisou que o STF já havia firmado o entendimento de que a eleição dos membros de mesa diretora das casas legislativas estaduais e municipais deve observar o limite de uma única reeleição ou recondução, “limite cuja observância independe de os mandatos consecutivos referirem-se à mesma legislatura”.
“A gente entendeu esse processo como um processo muito duro. Não foi fácil garantir essa vitória, mas ao final de tudo acho que a Bahia de fato sai vitoriosa. Foi uma decisão muito importante e principalmente uma decisão que leva a possibilidade de refazer caminhos. Isso é o que a gente espera que aconteça”, disse Hilton Coelho ao apresentador Almir Santana.
Menezes foi reeleito para o cargo de presidente no último dia 3 de fevereiro para o biênio 2025/2027. No entanto, a recondução para o mesmo cargo na Mesa Diretora tem sido considerada inconstitucional para o STF.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.