Policiais penais da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) apreenderam 15 smartphones, porções de drogas e carregadores portáteis e convencionais no Conjunto Penal de Paulo Afonso, localizado no norte da Bahia. A operação integra a Operação Aláfia, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), iniciada no local no início deste mês.
A ação tem como objetivo reforçar a segurança carcerária e reduzir os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) na região, informou a Seap. Durante as intervenções, o material apreendido foi embalado e lacrado conforme o procedimento de “Cadeia de Custódia”. Esse processo, conduzido pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), visa preservar a integridade das provas encontradas nas celas.
Investigações em Curso
A Seap investiga como os itens ilícitos foram introduzidos no presídio. As ações no Conjunto Penal são coordenadas pela Superintendência de Gestão Prisional (SGP), com apoio da Diretoria de Segurança Prisional (DSP). Equipes do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (GEOP), da Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (CMEP) e policiais penais ordinários participaram diretamente da operação.
Além dos policiais em serviço, o grupo que integra o 2º Curso de Operações Prisionais Especializadas (Cope-BA) também participou da ação. Essa etapa prática da capacitação foi acompanhada por instrutores do GEOP e da Polícia Militar, reforçando a eficiência das intervenções no sistema penitenciário.
Veja vídeo:
>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.