O secretário de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Marcelo Werner, explicou como funciona a parceria entre as forças de segurança dos estados para a captura de foragidos da Justiça (veja vídeo abaixo). Um dos últimos exemplos desse trabalho em conjunto foi a captura de Uelquer Silva de Araújo, também conhecido como Porquinho.
Considerado o Cinco de Copas do Baralho do Crime da SSP-BA, ele foi preso em Pernambuco – por agentes da Polícia Civil daquele estado -, na segunda-feira (22), e era líder do Comando Vermelho (CV) com atuação nos bairros de Santa Mônica e Pero Vaz, em Salvador. Porquinho tinha dois mandados em aberto, sendo um por tráfico de drogas e outro por homicídio.
"A gente tem uma rede de comunicação, a integração da informação, das forças de segurança […] divisão de dados das forças de inteligência […] A gente tem trabalhado muito não só através da FICCO [Força Integrada de Combate ao Crime Organizado] onde estão as polícias, mas também atuando em sintonia com as polícias e inteligências de outros estados da Federação", disse Werner em entrevista coletiva após apresentação de balanço das ações da pasta, na manhã desta terça-feira (23).
"A gente percebe que a dinâmica das facções criminosas faz com que elas estejam em outros estados da Federação se passando por pessoas comuns fazendo o uso de boas condições. Enquanto isso, conseguem arregimentar jovens para poder serem soldados do tráfico e acabam morrendo. Em breve, localizaremos outras lideranças que estão escondidas em outros estados", completou.
Marcelo Werner explica parceria entre as forças de segurança dos estados para a captura de foragidos da Justiça pic.twitter.com/vinXI7VqKk
— Portal Salvador FM (@PortalSsaFM) April 23, 2024