O vereador eleito de Nazaré, Junior Figueiredo (PSDB), se entregou à Polícia Federal em Salvador nesta quarta-feira (11). Ele é investigado por envolvimento em um esquema de corrupção que desviou milhões em recursos públicos. A entrega ocorreu após o político ser considerado foragido desde a terça-feira (10), quando a Operação Overclean foi deflagrada.
Entrega negociada pela defesa
A defesa de Junior Figueiredo negociou a rendição dele após câmeras do sistema de reconhecimento facial o identificarem dirigindo por Salvador. Com isso, dos 17 mandados de prisão preventiva emitidos pela operação, 16 já foram cumpridos. Apenas Itallo Moreira de Almeida, servidor da Secretaria de Educação do Tocantins e suspeito de favorecer empresas em licitações, permanece foragido.
Esquema de corrupção
De acordo com as investigações, o grupo é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro, movimentando cerca de R$ 1,4 bilhão. Esses valores provêm, em grande parte, de emendas parlamentares e contratos firmados com órgãos públicos apenas em 2024.
O nome completo do vereador eleito é Ailton Figueiredo Souza Junior. A Polícia Federal revelou que ele atuava principalmente em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. Conforme os investigadores, ele tinha “amplo e irrestrito acesso aos mais diversos setores da prefeitura” da cidade.
>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.