Um vereador do município de Monte Santo, a 352 quilômetros de Salvador, foi preso em São Paulo na madrugada de sexta-feira, 22. De acordo com a polícia, Ernesto de Santana (SD), de 35 anos, foi detido por tentativa de homicídio contra um policial militar.
Segundo informado pela polícia paulista, o vereador baiano tomou a arma do policial e efetuou disparos contra ele. O caso aconteceu na Avenida Mercúrio, no Centro da capital.
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que o vereador conduzia um Toyota Corolla quando avançou em direção à entrada de um estabelecimento comercial onde o policial estava e quase o atropelou. O agente de 39 anos se identificou como policial militar e os dois começaram a discutir.
Em seguida, Ernesto tentou fugir de carro, mas foi alcançado por uma equipe da PM após colidir contra uma mureta. Depois de receber atendimento médico, foi detido. O policial militar ferido foi levado para um pronto-socorro.
Conforme informações do G1, a ocorrência foi registrada no 8º Departamento de Polícia, no Brás, como tentativa de homicídio, embriaguez ao volante e roubo consumado. Em seguida, o suspeito foi encaminhado para o 1º DP, na Sé.
Ernesto está em seu segundo mandato na Câmara de Monte Santo. Ele foi reeleito em 2016, com 815 votos.
Carro roubado
Ernesto de Santana foi detido pela Polícia Rodoviária Federal em 2016, em Vargem, no interior de SP. À época (foto), ele foi flagrado circulando na rodovia Fernão Dias com um carro roubado. À polícia, o vereador disse que estava em São Paulo para comprar o carro por R$ 10 mil, apesar do veículo ser avaliado em R$ 60 mil.
A Tarde//// Figueiredo