Uma guarnição da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) deteve três pessoas que foram flagradas abandonando nove gatos em Piatã, na orla de Salvador.
Segundo a Polícia Militrar, os PMs participavam da Operação Acauã na Avenida Octávio Mangabeira, quando foram acionados por populares, que denunciaram que três pessoas em um automóvel estariam abandonando uma gata e oito filhotes na colônia de gatos de Piatã.
Os militares rapidamente chegaram ao local e apreenderam os três suspeitos e conseguiram resgatar os oito filhotes. A gata fugiu. As pessoas detidas foram conduzidas para a Central de Flagrantes, onde todas as medidas cabíveis foram adotadas.
"O abandono de animais é crime e está previsto na Lei 9.605/98", ressalta a major Érica Patrícia, comandante da Coppa. "A Lei de Crimes ambientais não protege apenas animais silvestres e a vegetação nativa, mas também assegura os direitos de animais domésticos", pontua.
Remoção de animais
O coqueiral de Piatã é conhecido por abrigar há anos uma colônia de gatos. O espaço foi alvo no início desta semana de uma operação da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência e Proteção Animal (Secis), que começou a remover os animais do local e realocá-los para a ONG Doce Lar, localizada no CIA-Aeroporto. Posteriormente, os felinos serão disponibilizados para adoção.