Um tenente da Polícia Militar foi alvo nesta sexta-feira (11) de uma nova fase da ‘Operação Reciclagem’. A ação foi deflagrada em Vitória da Conquista, no Sudoeste da Bahia, pelo Ministério Público da Bahia, Secretaria de Segurança Pública e Polícia Militar.
A investida ocorre com base em provas colhidas na primeira fase da operação, realizada em 29 de maio deste ano. O homicídio do catador de material reciclável José Messias Souza Silva, em 6 de agosto de 2020, enquanto trabalhava em via pública, deu início à investigação.
De acordo com o MP, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na residência do oficial e na sede da 78ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). Aparelho celular, documentos, arma e munições foram apreendidos.
Participaram equipes dos Grupos de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp) e de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco). Também atuaram policiais da Força Correcional Especial Integrada (Force) da Corregedoria Geral da SSP e Corregedoria da Polícia Militar do Estado da Bahia.